Site da ANPC disponibiliza ocorrências georreferenciadas

16/09/2016

No novo site da Autoridade Nacional de Proteção Civil estão disponíveis ocorrências georreferenciadas, em WGS84, coordenadas decimais, registadas pelos Bombeiros, em tempo real, com uma legenda: em curso (símbolos vermelhos), em resolução (símbolos laranja), em conclusão (símbolos verdes), todas as ocorrências, incêndios rurais e meteorologia adversa.

A EMERGÊNCIA DE DRONES NA PROTEÇÃO CIVIL

01/08/2016

Título: A emergência de drones na proteção civil.

Autoria: Ana Maria Oliveira (Geógrafa)

Descrição: Artigo da newsletter N.º 26, do Centro de Estudos e Intervenção em Protecção Civil, sobre as mais variadas utilizações dos drones.

Representação do Município de Oeiras no 3.º Encontro de Utilizadores QGIS Portugal

01/08/2016

Nos dias 17 e 18 de junho, de 2016, decorreu na ordem dos engenheiros do Porto, o encontro de utilizadores QGIS onde o Gabinete de Prospetiva, Desenvolvimento Estratégico e Informação Geográfica apresentou o “Processo de implementação de QGIS como ferramenta de trabalho na Câmara Municipal de Oeiras” que se pode consultar em http://qgis.pt/eventos.html.

NOVO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GEOPORTAL

01/08/2016

O GeoPortal é um portal geográfico que disponibiliza mapas (módulos) e informação complementar relacionada com a informação geográfica, organizada em canais temáticos. Consulte o seu Manual de Utilização em: GeoPortal - Documentos.

NOVO módulo de QGIS para transformação de coordenadas

22/08/2014

O primeiro módulo criado pelo grupo de utilizadores QGIS PT, executa a transformação de coordenadas de sistemas de referência obsoletos (Datum 73, Datum Lisboa, ED50) para o sistema de referência oficial atual (PT-TM06/ETRS89) para Portugal Continental, utilizando o método das grelhas NTv2. É possível escolher entre as grelhas desenvolvidas pelo Prof. José Alberto Gonçalves e pela Direção Geral do Território.

JIIDE 2014

30/07/2014